quinta-feira, 20 de março de 2014

Drenagem linfática: vai uma mãozinha ai?

Esta semana comecei as sessões de drenagem linfática! Hoje é minha segunda sessão.  Médicos afirmam que a essa massagem suave e relaxante e uma poderosa aliada no pos-operatório,  pois ajuda a diminuir o inchaço e a desfazer possíveis nódulos causados pelo acúmulo de líquido no interior da barriga e das áreas lipadas..

Segundo minha fisioterapeuta Danielle Marinho, eu já tenho algumas partes mais rígidas nos culotes, que foram lipados. Com a drenagem e a massagem leve, eles vao se desfazer, dando lugar a uma linda cinturinha (ueba!).

Outra coisa que ela me ensinou é que temos dois sistemas circulatórios: o sanguíneo e o linfático. Devido ao corte, os sistemas foram cortados também.  A drenagem faz o papel que o sistema linfático faria se estivesse perfeito.

Após uma cirurgia, a pessoa normalmente retém uma quantidade de líquido maior do que o corpo consegue drenar, e por isso a drenagem linfática é necessária a fim de reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea e até mesmo aliviar as dores. A massagem também auxilia na remoção de hematomas, redução de fibrose, acelera o processo de cicatrização e recuperação pós-operatório, aumentando a hidratação e nutrição celular.

A drenagem,  então,  é fundamental. Meu médico me autorizou a fazer  7 dias depois da operação. Siga sempre as orientações do seu médico e procure sempre uma fisioterapeuta para fazer suas drenagens. A formação técnica destes profissionais é bem mais completa, na maior parte dos casos,  do que de uma esteticista.

E fique atenta, pois drenagem não doi. Se doer, tem algo errado na aplicação da massagem. Beba também bastante líquido para ajudar na redução do inchaço. Aos poucos você verá o resultado,  que vai do bem-estar imediato a melhora do corpo em geral.

Para quem quiser, o contato da Dra Danielle Marinho, minha fisioterapeuta,  é
99611-4159. Ela atende em domicílio no RJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário